Quem Somos

Em mais de quinze anos de vivências de formação junto às instituições publicas e particulares, pudemos compor um quadro referencial acerca das necessidades e dificuldades enfrentadas pelos educadores nos diferentes segmentos e funções que ocupam nas escolas.


A experiência com inúmeros grupos de trabalho, em cursos e assessorias, nos permitiu reconhecer, apesar das diferentes procedências dos seus participantes, inquietações e dúvidas recorrentes. Para todos eles a formação inicial é entendida como insuficiente para exercício da prática docente ou gestora, tornando-se então o espaço de estudo realizado fora da escola e com outros pares, uma oportunidade impar ao aprimoramento da reflexão e da competência prática. Nossa trajetória também nos permitiu conhecer mais sobre os educadores e suas instituições e os desafios práticos de nossa atuação docente, como formadores de formadores. Ao longo de todos esses anos foi possível lapidar os nossos encaminhamentos, configurando situações de ensino que buscaram ampliar as referências teóricas e metodológicas dos educadores.

Edmilson de Castro
Primeiro território : São Paulo. Cidade onde nasci e que me ensinou a intensidade de todas as diferenças e rítmos e as possibilidades dos descaminhos;

Segundo território : formação. História. Um caminho intelectual possível sempre multiplicado por percursos aleatórios, ditados pelos impulsos do autodidatismo;

Terceiro território : a escola. Como professor, coordenador ou companheiro de viagem de quem nela vive, babelicamente. Campo para a invenção e o risco, vontade de potência para criar um estilo no agir;

Quarto território : Espaço Atual. Local onde toda uma trajetória de vida e experiência se cruza com outras histórias, sem parada, para que novos rizomas continuem o fluxo da nossas singularidades.
Fátima Camargo
Paulistana. Sou formada em história e pedagogia e mestre em didática. Início de carreira em sala de aula, primeiro com ensino fundamental e, na sequencia, com ensino médio e educação infantil. Desde sempre em instituições particulares e redes públicas de ensino.

Do início da década de 90 até hoje o trabalho como formadora de educadores de diferentes procedências, segmentos e funções tem sido objeto da minha ação, das minhas inquietações e das minhas reflexões. É com eles que tenho pensado educação, dentro e fora do espaço da escola.

Há oito anos, aqui,no Espaço Atual, venho ampliando as minhas referências teóricas e práticas e venho buscando, incessantemente, conquistar novos interlocutores dispostos ao mesmo exercício: pensar...